PET significa Polietileno Tereftalato, uma resina plástica e um tipo de poliéster. PET é o tipo de plástico identificado com o número 1 no fundo (ou próximo a ele) das garrafas ou recipientes comumente usados para envasar refrigerantes, água, sucos, óleos, etc.
O PET é uma embalagem barata, leve, resistente e reciclável e por isso é amplamente utilizada pela indústria. Tem excelente barreira para gases e odores. Ele é um termoplástico, o que significa que pode ser reprocessado várias vezes, pois quando submetido ao aquecimento esse plástico amolece, se funde e pode ser novamente moldado
Com as novas políticas ambientais adotadas pelas nações unidas, os países poderão obter um tipo especial de crédito , conseguido através da conservação do meio ambiente e reutilização de recursos naturais (reciclagem) , trata-se dos CRÉDITOS DE CARBONO , estes créditos serão concedidos não as empresas ,mas sim aos poderes publicos. daí segue-se então que possivelmente haverão grandes investimentos em recursos nesta área por parte do governo ,o que torna a industria de reciclagem um ótimo negócio .
Quais as vantagens da Reciclagem das Garrafas PET?
• Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.
• Economia de petróleo porque o plástico é um derivado.
• Economia de energia na produção de novo plástico.
• Geração de renda e empregos.
• Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
• No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivado não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
• É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.
• É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.
Já existe telhas feitas de material reciclado de garrafas pet, bem como colchas, lençóis, e até roupas feitas do material pet.